Ilustração ► construção de 30 das 92 pontes destruídas
Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Midiamax News
Das 92 pontes solicitadas por diversos municípios de Mato Grosso do Sul, o governo do Estado conseguiu liberação de verba junto ao governo federal para a construção de apenas 30. Número que não chega nem à metade da necessidade das cidades que decretaram estado de emergências por causa das fortes chuvas registradas na semana passada.
O termo de compromisso com a União para a liberação do dinheiro, será assinado em Brasília, nesta quarta-feira (8). De acordo com o secretário estadual de infraestrutura, Marcelo Miglioli, as construções estão avaliadas em R$ 21 milhões e o dinheiro já está assegurado. “A verba está garantida pelo governo federal. Na quarta-feira vamos formalizar”, afirma.
Segundo o secretário, as obras fazem parte da primeira fase de um pacote emergencial de ajuda aos municípios. Miglioli explica, que um segundo pacote está sendo preparado para atender as solicitações pendentes.
Em Março, 37 municípios decretaram estado de emergência por causa dos estragos gerados pela chuva, destes, 34 foram reconhecidos pelo governo do Estado e 22 pela União.