Divulgação ► Nesta edição da Caravana o foco foi os estudantes do Estado
Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Midiamax News
Óculos de grau serão distribuídos para alunos com problemas de visão do 4º ao 7º ano escolar matriculados nas escolas públicas de Mato Grosso do Sul durante a nova etapa da Caravana da Saúde.
Esse é o número de lentes com armação que o governo do Estado pretende comprar em uma licitação aberta na última terça-feira (8) com recursos do Fesa (Fundo Especial de Saúde de MS). O certame deve receber propostas de fornecedores ainda em maio.
Para comprar os óculos, o governo planejou um investimento de até R$ 569 mil. O valor pode diminuir caso os fornecedores ofereçam propostas mais baratas. A preferência do edital é pelo menor preço.
Na licitação, são previstas compras de óculos de grau para correção de hipermetropia, astigmatismo e miopia. O governo pretende comprar óculos com graus que variam de 0 a 8 graus de dioptria.
Ainda conforme o edital da licitação, os óculos serão distribuídos entre junho e setembro, nas cidades de Campo Grande, Dourados e Ponta Porã. Alunos também poderão receber os óculos por meio do programa “A Saúde Mais Perto de Você – Indígena”, com foco nas aldeias indígenas de Mato Grosso do Sul.
Caravana da Saúde
Desde que teve início, em abril, a Caravana da Saúde já atendeu 8,2 mil alunos em Campo Grande. Na etapa deste ano, o foco do programa são alunos das escolas públicas com problemas de visão e audição.
Segundo os dados do governo, entre os estudantes atendidos até o momento, 26% apresentaram algum tipo de complicação. Ao todo, 42 mil alunos de escolas públicas devem ser atendidos na Capital, enquanto em todo o Estado o número chega a 166 mil.
De acordo com o Programa de Alfabetização Solidária do Ministério da Educação, os problemas de visão correspondem a 22,9% das causas de evasão escolar em todo o Brasil. O Conselho Brasileiro de Oftalmologia estima que 30% das crianças brasileiras precisam usar óculos.
midiamax