Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Campo Grande News
A entrega dos carnês do IPVA 2025 começa nesta segunda-feira (2) em todo Mato Grosso do Sul, com o envio de 872,9 mil boletos.
O tributo, que é a segunda maior fonte de arrecadação do Governo do Estado, só perde para o ICMS, tem grande importância tanto para o financiamento de políticas públicas quanto para o orçamento estadual e municipal, já que 50% do valor arrecadado é destinado aos municípios.
De acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda, a expectativa de arrecadação para o IPVA 2025 é de R$ 1,2 bilhão.
O valor do imposto é calculado com base no preço de mercado do veículo, conforme a tabela da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Para 2025, o Governo de Mato Grosso do Sul manteve os descontos da alíquota, sendo 15% para quem optar pelo pagamento à vista.
“Os valores arrecadados com o IPVA são essenciais para o financiamento do Estado, que os utiliza em diversas áreas, como saúde, segurança e educação”, explicou Flávio César, secretário estadual de Fazenda. Ele ainda ressaltou que o Governador Eduardo Riedel manteve as condições fiscais mais favoráveis para o contribuinte, inclusive a redução de 40% na alíquota para veículos de passeio.
A principal novidade para este ano é a forma de pagamento. Os carnês, além da opção de pagamento à vista, permitirão o parcelamento, mas o boleto para as parcelas seguintes precisará ser gerado pelo portal e-Fazenda. Para quem adquirir um veículo nos últimos meses de 2024, haverá uma nova remessa de carnês em janeiro.
Para quem optar pelo parcelamento, o pagamento será dividido em cinco parcelas iguais, com vencimentos em 31 de janeiro, 28 de fevereiro, 31 de março, 30 de abril e 30 de maio.
Além disso, o Governo do Estado garantiu que o acesso ao portal será mantido simplificado, embora recomende que os contribuintes utilizem o e-Fazenda para mais segurança nas transações. O site oferece um ambiente protegido, conforme as exigências da Lei Geral de Proteção de Dados.
As alíquotas do IPVA para 2025 variam conforme o tipo de veículo.
Os automóveis terão alíquota de 3%, mantendo uma redução de 40%, e caminhões, ônibus e micro-ônibus continuarão com alíquota de 1,5%. Veículos com motores a diesel, como os utilitários de até oito lugares, terão redução de 25%, com alíquota de 4,5%.
Já as motocicletas mantêm a alíquota de 2%. Além disso, motorhomes e veículos movidos a GNV continuam com isenção do imposto.
Aqueles que estão com débitos de IPVA poderão regularizar a situação com o pagamento do IPVA 2025, além de parcelar os valores de 2024 e anos anteriores em até 10 vezes. Para isso, o contribuinte pode utilizar o portal e-Fazenda ou buscar apoio nas Agências Fazendárias, presentes em várias cidades do Estado.
CAMPO GRANDE NEWS