►
Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) recebe inscrições para trabalho voluntário de mesário nas eleições de 5 de outubro e, se houver segundo turno, também no dia 26 de outubro. Segundo o órgão, para participar, o interessado precisa ter mais de 18 anos, ensino médio completo, estar em dia com a Justiça Eleitoral e ter disponibilidade nos dias de votação.
Não podem se inscrever eleitores menores de 18 anos; os candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau inclusive, e também o cônjuge; os membros de diretórios de partidos políticos que exerçam função executiva; policiais, funcionários com cargos de confiança do Executivo e da Justiça Eleitoral.
Aos mesários voluntários serão concedidos dois dias de folga no trabalho para cada dia de convocação pela Justiça Eleitoral, auxílio-alimentação no dia da eleição, certidão de serviço à Justiça Eleitoral e desempate em concursos públicos. Estudantes universitários receberão certificado de atividade extracurricular, contabilizando em dobro as horas
O voluntário vai exercer a função de mesário preferencialmente na seção e zona eleitoral em que vota. Quem faltar no dia da votação sem justificar ausência está sujeito à multa. Os interessados devem se inscrever na campanha através do site do TRE.