ilustração ► A boa produção do projeto agora será utilizados na alimentação dos estudantes
Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: A Gazeta News
A Prefeitura de Itaquiraí, através da Secretaria Municipal de Educação e Conselho de Alimentação Escolar (CAE), reuniu-se com produtores da agricultura familiar e representantes de associações rurais, para tratar da aquisição de produtos para a composição da merenda escolar.
As propostas apresentadas visam atender 2.890 alunos matriculados na rede
municipal de ensino relativos ao ano letivo de 2014 e, sobretudo, cumprir a
Resolução Nº 38, de julho de 2009, do Conselho Deliberativo do Fundo Nacional
de Desenvolvimento da Educação, que dita regras sobre o atendimento da
alimentação escolar dos alunos da educação básica, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
O técnico da SEMED e um dos coordenadores de programas educacionais, Agnaldo Laguna,destaca que mais de 30 por cento da merenda escolar a ser adquirida pelaPrefeitura, virá da agricultura familiar, de produtores já inscritos junto ao PNAE.
“Por isso, esta reunião com os agricultores familiares, produtores de hortifrutigranjeiros, para que se organizem e preparem-se para as entregas”,
justificou ele.
Ananda Meneghetti, nutricionista da SEMED, discutiu todos os detalhes sobre as
hortaliças, legumes e frutas a serem entregues pelos agricultores familiares.
Abordou quantidade e, principalmente, a qualidade dos hortifrutigranjeiros, bem como os prazos e metas a serem cumpridas.
“A expectativa é de que até a metade do ano letivo, pelo menos 45% dos produtos já estejam entregues, para que possamos cumprir a determinação do Executivo, de proporcionar merenda escolar de qualidade e com variações no cardápio e, ao mesmo tempo, prestigiar os produtores locais, comprando produtos de nossa terra”, disse ela.
Outro participante da reunião ocorrida na Sala do Empreendedor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, foi o representante do setor de Licitações da Prefeitura de Itaquiraí, Elton de Souza Neves.
Ele informou que serão investidos na aquisição da merenda escolar deste ano, mais de R$ 265.000,00.
“Nos levantamentos feitos, serão pagos somente na aquisição de produtos da
agricultura familiar, R$ 93.844,00, comprovando que a Prefeitura de Itaquiraí
estará investindo este ano mais de 30 por cento da verba da merenda escolar,
comprando dos produtores de Itaquiraí”.
“Está tudo pronto no que diz respeito a aquisição da merenda escolar. O Município fechou a programação para este ano letivo, onde a Prefeitura vai investir quase 100 mil reais de recursos próprios no programa de alimentação escolar. Mais uma vez, atendemos a determinação do prefeito Ricardo Fávaro de tomar todas as providências para que nossos alunos da rede municipal de ensino, tenham durante todo o ano, uma merenda escolar de qualidade e com cardápio variado”, afirma o secretário municipal de Educação, Francisco Eurico Ribeiro.
assessoria