RepórterMS ► Faccina deixa o cargo depois de um ano e onze meses
Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação
Gerson Faccina foi substituído, conforme publicação no Diário Oficial da União, por Valteci Ribeiro de Castro no cargo de delegado do desenvolvimento agrário em Mato Grosso do Sul. A portaria é assinada pelo ministro Patrus Ananias de Sousa.
Há um ano e onze meses no cargo, Faccina acumulava experiências como ex-vereador e ex-secretário de planejamento de Ivinhema. Sua indicação partiu do deputado estadual petista João Grandão, mesma sigla em que ocupa o cargo de secretário regional de assuntos institucionais e não descarta possibilidade de sair candidato novamente a prefeito.
“A mudança tem tudo haver com o processo de construção política. Isso é uma antecipação ao pedido de demissão do ministro e de outros delegados, porque não podemos ficar em um governo que não seja nosso”, pontuou Faccina, ao se referir ao processo de impeachment que pode afastar a presidente Dilma Rousseff. “Saio, no entanto, com o currículo enriquecido”.
Em substituição, foi nomeado o engenheiro agrônomo Valteci Ribeiro de Castro. Aliado e assessor do deputado federal José Orcírio Miranda, o Zeca do PT, ele foi presidente do Instituto de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Idaterra). O uso irregular de recursos do fundo de regularização de terras, no entanto, lhe rendeu reprovação das contas de 2004 pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).
CORTES NO ESTADO
Com o processo de impeachment avançando no Congresso Nacional, o governo promove várias mudanças em cargos federais. Em abril, por exemplo, houveram trocas de comando nas superintendências regionais de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), do trabalho e emprego (SRTE), Pesca e Aquicultura (MPA), além do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
CorreiodoEstado