S recebe delegação japonesa em comemoração ao centenário da imigração [ Ms Noticias ]
Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação
Uma comitiva com aproximadamente 60 autoridades japonesas, provenientes da Província de Okinawa, foi recebida pelo governador André Puccinelli na manhã desta quarta-feira (13), na Governadoria, e também conheceu na Capital a construção do Aquário do Pantanal.
O grupo, liderado pelo vice-governador da província, Kurayoshi Takara, veio a Mato Grosso do Sul para as comemorações do centenário da imigração japonesa no Estado. A delegação é composta também por prefeitos, deputados, assessores, empresários e jornalistas.
Puccinelli afirmou que Mato Grosso do Sul é Estado irmão da Província de Okinawa desde o ano de 1986 e as visitas destas delegações são uma grande oportunidade para se estreitar laços. “Fomos ao Japão em 2008 e fomos muito bem recebidos.
Queremos retribuir as gentilezas, além de aproveitar a oportunidade de mostrar aos japoneses as potencialidades econômicas de Mato Grosso do Sul. Queremos fomentar o intercâmbio entre universidades e estimular o conhecimento científico, tornando mais efetivas as relações humanitárias e econômicas entre MS e Okinawa”, destacou.
O deputado japonês Masaharu Kina enfatizou que é necessário o estreitamento das relações, pois ambos os estados têm benefícios quando o intercâmbio econômico e cultural é contínuo. “Viemos, em nome da Província de Okinawa, estreitar ainda mais esta relação que está prestes a completar 30 anos e queremos que os intercâmbios sejam permanentes”, disse.
Já Katsuhiro Yoshida, também deputado, enfatizou que Mato Grosso do Sul é um grande produtor de etanol, através da ampla área plantada de cana-de-açúcar e suas usinas sucroalcooleiras e, por isso, o Japão tem muito interesse em trocar conhecimento na área.
“Em Okinawa também produzimos e plantamos a cana, por isso queremos trocar informações e conhecimento com Mato Grosso do Sul acerca do assunto. Queremos aprimorar ainda mais nossas produções”.
Após a recepção na Governadoria, a comitiva se deslocou para conhecer as obras do Aquário do Pantanal, no Parque das Nações Indígenas. Acompanhados de um dos engenheiros responsáveis pelo empreendimento, a delegação visitou todo o canteiro de obras.
O vice-governador de Okinawa, Kurayoshi Takara, se mostrou surpreso com o tamanho do centro de pesquisas e disse ser uma obra emblemática que trará muitos benefícios à população do Estado. “Esta é uma obra dos sonhos.
Temos a esperança de que após concluído o aquário, possamos trocar conhecimento científico nesta área. Além disso, mostra que o governador é visionário. Até então, o aquário de Okinawa é considerado um dos melhores do mundo, mas acredito que este vá superar o nosso”, disse ao se referir à tecnologia aplicada na construção e os trabalhos de pesquisa que serão desenvolvidos quando finalizada a obra.