03/08/2025 09h56min - Naviraí
4 semanas atrás

Naviraí lança campanha Agosto Lilás A Culpa Não É Delas que visa transformar o silêncio em denúncia

Agosto Lilás A Culpa Não É Delas

R.Silva ► Plenário da ACEN ficou lotado no lançamento da campanha

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação


A Prefeitura Municipal de Naviraí, por meio da Gerência de Assistência Social (GEAS), Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres e o Centro de Referência de Atendimento à Mulher Vítima de Violência (CRAM), lançou oficialmente a campanha Agosto Lilás 2025 “A Culpa Não É Delas” na última sexta-feira (01/08), na ACEN. 

O evento foi preparado para ser um ato de acolhimento, e buscando resultados imediatos: o ambiente de confiança, o conteúdo das palestras rodas de conversa encorajaram mulheres a romperem o ciclo de violência e procurarem a equipe do CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher), ali presente, para realizarem suas denúncias.

Foto: Roni Silva /PMN

O encontro provou sua importância imediata. Segundo a Vice-prefeita Telma Minari, “esses encontros estão se tornando fundamentais para que as mulheres que sofrem algum tipo de violência ou pessoas próximas a elas, tomem consciência da situação e encontrem a força e o apoio para agir”.

Representantes da Assembleia Legislativa como a Deputada Estadual Mara Caseiro e o colega Roberto Hashioka. O Prefeito Rodrigo Sacuno fez a abertura ao lado da Vice-Prefeita Telma Minari e das vereadoras Giovana Silvério e Sara Castelão (Representando o Legislativo Local e a frente parlamentar feminina da Câmara). 

Contou com representantes da Justiça como a Dra. Sayara Alessandra (Delegada da DAM), Dra. Denise Banci Cocaroli (Defensora Pública), Dra. Juliana Martins Zaupa (Promotora Pública), e Capitão Giovanny (PROMUSE – Polícia Militar), sinalizando uma frente de trabalho unificada no combate à violência.

Foto: Roni Silva /PMN

O público pôde conhecer de perto os serviços que estão na linha de frente do combate à violência: a Sala Lilás (espaço seguro e especializado dentro da Delegacia de Polícia), o CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher, com suporte psicológico e social e ajuda para independência financeira) e o PROMUSE (Programa Mulher Segura, da Polícia Militar, que acompanha mulheres com medidas protetivas). Um dos pontos altos do evento foi a assinatura do Protocolo de Intenções para a Defesa dos Direitos das Mulheres, formalizando a parceria entre a administração municipal e o Ministério Público para intensificar as ações de enfrentamento à violência doméstica e familiar.

Foto: Roni Silva /PMN

A iniciativa visa levar a mensagem do Agosto Lilás para mais perto das mulheres, oferecendo informações e apoio para mulheres em situação de violência. A participação de todos é fundamental para fortalecer essa causa. É a gestão ‘Compromisso com o Futuro’ em ação, investindo para que Naviraí seja uma cidade segura e livre de violência para todas as mulheres.O convite final foi para que todos em Naviraí se engajem nas próximas ações do mês, com a certeza de que criar espaços de diálogo é o primeiro passo para a mudança. “Vamos juntos reafirmar, com coragem e compromisso: a culpa não é delas. É preciso romper o silêncio para romper a violência.”

Fonte portal prefeitura  de Naviraí