EdilsonOliveira ► A crotalária é uma planta que ajuda no combate à dengue e está sendo produzido mudas em Naviraí.
Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Sul News
Populares de Naviraí estão conhecendo a crotalária. Muitos buscam no viveiro de mudas implantado dentro do Parque Municipal do Córrego Cumadai (antigo Bosque Municipal) e várias outras pessoas estão recebendo as doações nos programas extra-curriculares de educação ambiental que acontecem nas escolas municipais.
A Crotalária Juncea é uma leguminosa, tipicamente plantada após a retirada das produções em lavouras, um tipo de adubação verde. Vinda da lavoura, a Crotalária vem ganhando cada vez mais espaço nos jardins de casas e empresas. Isso porque descobriu-se nela uma poderosa arma biológica para o controle da dengue.
A Crotalária atrai a libélula, um inseto predador do mosquito da dengue. Com o plantio vem acontecendo em jardim ou quintal de casa, ou até no jardim de empresas, em todo o Brasil. A libélula, que busca colocar ovos em água parada, assim como o mosquito Aedes Aegypti, vai depositar seus ovos, e essas larvas vão se alimentar das larvas do mosquito transmissor da dengue., o que acaba com aquele foco.
Neste ano a Copasul fez uma doação de sementes para que fossem distribuídas nas escolas municipais e no viveiro municipal foram produzidas mais de duas mil mudas, que tem sido doadas para a população, a exemplo do que acontece com as sementes. Um porção de mudas foi doada para o programa de ensino do Instituto Federal e as sementes e mudas podem ser retiradas pelos populares, no viveiro do Parque do Cumandai.
O exemplo de eficiência da crotalária é dado pelo município de Sorriso (MT), que desde o ano de 2011 não tem casos de dengue, chicungunya e zika vírus. Em 2010, na mesma municipalidade, houve o registro de 400 casos dengue, com uma morte notificada.
SulNews