google ► O aumento na produção de maconha coloca as autoridades em alerta
Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Campo Grande News
Pelo menos 5,6 toneladas de maconha foram encontradas enterradas em uma fazenda localizada na Colônia Estrela, no lado paraguaio, próxima à MS-164, rodovia que liga a cidade de Ponta Porã ao distrito de Nova Itamarati.
Segundo os agentes da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) do Paraguai, a droga estava escondida em um ponto estratégico, perto da rodovia usada como rota do narcotráfico.
A droga prensada foi encontrada pelos policiais paraguaios após trabalho de inteligência para identificar o esconderijo usado pelos narcos que plantam a maconha na região de Capitán Bado, na fronteira mais ao sul de Mato Grosso do Sul, e transportam até a região de Ponta Porã, para a venda aos traficantes brasileiros.
Os trabalhos foram coordenados pelo comissário Juan Fernadez, chefe do departamento de narcóticos da Polícia Nacional do Paraguai em Pedro Juan Caballero. A ação teve apoio da promotora antidrogas Katia Uemura.
Por determinação da promotora, a droga foi incinerada no próprio local. Porções foram retiradas para serem que entregues ao Ministério Público e servir como prova no inquérito que tenta chegar aos proprietários da carga.
Juan Fernandez informou à imprensa paraguaia que os agentes da Narcóticos iniciaram várias operações para identificar locais de depósito de droga e plantações existentes no Departamento de Amambay, que serão destruídas nas próximas semanas.
Porã News