G1 ► Alguns postos no Estado baixaram o preço do combustível nesta segunda
Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação
O preço médio do etanol hidratado teve uma leve retração nos postos de combustível na última semana de agosto (de 24 a 30) em relação a anterior (de 17 a 23), em cinco, das oito cidades de Mato Grosso do Sul em que a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) faz levantamento, o que equivale a 62,5% do total.
Segundo levantamento da ANP, na semana passada o preço médio do etanol sofreu retração em relação ao período anterior no estado em: Campo Grande (0,78%), Coxim (0,83%), Nova Andradina (0,53%), Paranaíba (0,29%), e Três Lagoas (1,37%).
Em outros dois municípios sul-mato-grossenses, Corumbá e Ponta Porã, o valor médio do biocombustível permaneceu o mesmo na comparação das duas semanas e em Dourados registrou uma discreta elevação de 0,77%.
Ainda conforme os dados da ANP, apesar da retração no valor médio do litro do etanol praticado na semana passada no estado, o uso do biocombustível não é considerado vantajoso para os condutores de veículos bicombustíveis (flex) em relação a gasolina, que teve média de preços nos postos sul-mato-grossenses de R$ 2,973.
Em razão da diferença de poder calorífico dos combustíveis, o uso de biocombustível é vantajoso nos veículos equipados com motores flex somente se o preço do seu litro estiver abaixo de 70% do valor do litro do combustível fóssil.
Na semana passada, em Mato Grosso do Sul, o preço médio do litro do etanol hidratado nos postos foi o equivalente a 72,04% do valor da gasolina.