TVMorena ► Prefeito falou da situação da cidade
Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação
O prefeito de Nova Andradina - Roberto Hashioka (PSDB) assinou na tarde desta quinta-feira, o decreto em que declara estado de emergência em Nova Andradina. A medida foi necessária por conta dos estragos ocasionados em decorrência do alto índice de chuvas nos últimos dias.
O documento deve ser publicado na edição desta sexta-feira (20) do diário oficial. Estima-se que tenha chovido mais de 300 milímetros em menos de uma semana.
Entre os prejuízos estão dezenas de ruas sem pavimentação que ficaram intransitáveis, danos em prédios públicos e privados, inundações em residências e abertura de erosões, além de estragos em estradas vitais ao trânsito nas áreas urbana e rural.
De acordo com o decreto assinado pelo prefeito de Nova Andradina, a situação de anormalidade é válida apenas para as áreas do município, comprovadamente afetadas pelo desastre, conforme prova documental estabelecida pelo Formulário de Identificação de Desastres (FIDE).
Entre os pontos mais críticos se encontra a alça do contorno rodoviário que interliga a MS-134 à MS-276, onde a galeria celular tripla não suportou o volume das águas e cedeu, formando uma cratera de mais de 50 metros na pista.
A situação também é preocupante devido ao avanço da erosão existente em frente à rua Antônio Duarte.
Cinco famílias em situação de risco foram deslocadas até que o problema seja solucionado na região
. “Colocamos a Semcias para dar todo o apoio, inclusive no aluguel social de casas para a mudança dessas famílias, mas também estamos atentos ao processo erosivo que avança em outras localidades”, disse o prefeito.
Com o decreto em vigor, os órgãos componentes da Administração Municipal ficam autorizados a prestar apoio suplementar à população e áreas afetadas, mediante prévia articulação com a Coordenação do Sistema Estadual de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul.
Nova andradina