26/04/2021 08h41min - Geral
um ano atrás

Prefeitura faz Correção Total da Estrada das Fazendas Prainha e Concórdia

Correção Definitiva da Estrada Municipal NV-18

TCHÊ PRODUÇÕES.  ► Correção Definitiva da Estrada Municipal NV-18.

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação


A Prefeitura de Naviraí está executando a correção definitiva da estrada municipal NV-18 que dá acesso às fazendas Prainha e Concórdia e que possui uma extensão de 17 quilômetros. A obra contempla também as fazendas Marajó, Matrinxã, Princesa, São Marcos e Santa Helena. Uma equipe completa de homens e máquinas está há dez dias trabalhando no local, deixando o trecho em perfeitas condições de tráfego seguro.   

 

“A manutenção geral começa com a construção do encabeçamento de curvas de nível das margens da estrada para dentro das propriedades. Ao mesmo tempo, são feitas abertura de caixas secas, levantamento total da estrada com aterros e finalização com a execução de abaulamento do leito carroçável”, explica Fabiano Costa, arquiteto da Gerência Municipal de Obras.

A reforma geral da estrada municipal NV-18 está sendo acompanhada diariamente por Ivan Rech (Coordenador do Núcleo de Estrutura Rural), que destaca a importância da implantação do abaulamento da estrada: “Neste sistema, nivelamos a estrada de forma que a parte central fique ligeiramente mais elevada que as laterais. Assim, evitaremos que a água se acumule no meio da via”, explica Ivan.

 

“Vistoriamos esta rodovia municipal e o que vimos foi uma estrada abaixo no nível das propriedades. Com as chuvas, o leito se transformava em um imenso banhado, impossibilitando o tráfego normal. Com o abaulamento este problema fica resolvido de vez, pois, com a estrada levantada haverá a drenagem das águas pluviais no menor espaço de tempo”, acrescenta Fabiano Costa.  

 

A correção definitiva só está sendo possível após a prefeita Rhaiza Matos manter contatos com proprietários rurais e conseguir autorização para abertura das cercas para a retirada de terra e construção das cabeceiras das curvas de nível. “A recuperação definitiva garante o escoamento da produção agropecuária com o tráfego seguro para todos. Por isso, estamos investindo nesta importante obra”, resume Rhaiza Matos.

 

 

Assessoria