Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Campo Grande News
Programa do Governo do Estado que isenta famílias do pagamento da conta de energia completou 6 meses com 138.131 famílias beneficiadas no último mês de maio.
Ao todo, os beneficiados não precisarão pagar a fatura durante 14 meses. O impacto do programa é de R$ 47,423 milhões.
Lançado em 2021, a medida inclui casas que consomem até 220 kWh por mês, tendo uma faixa em torno de R$ 118. São contempladas famílias que estão inscritas no CadÚnico (Cadastro Único) do Governo Federal e já são beneficiadas com a “Tarifa Social”.
Uma das beneficiadas é Lenir Rosa da Silva, de 54 anos, que foi surpreendida ao receber a conta de luz zerada em junho.
“Eu não sabia desse programa. A energia está muito cara e aí veio essa surpresa. Veio escrito que o governo pagou a conta. Graças a Deus!”, comemorou Lenir.
O Energia Social tem o objetivo de reduzir os impactos da pandemia de covid-19 no orçamento de sul-mato-grossenses. Em Campo Grande, mais de 40 mil famílias receberam o benefício no último mês.
“Todo mundo perdeu com a pandemia e muitas pessoas empobreceram, criando problemas de cunho social. Por isso, lançamos mais esse apoio às famílias carentes”, explicou o governador Reinaldo Azambuja.
A titular da Sedhast (Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Assistência Social), Elisa Cleia Nobre, contou que o Governo do Estado usa a base de dados do CadÚnico, do Governo Federal, para selecionar os beneficiários do programa.
“Sem dúvida, o Energia Social é um programa que faz a diferença na vida da nossa população, principalmente das famílias mais vulneráveis. A Sedhast participa ativamente do andamento desse programa que, com o Mais Social e o Vale Universidade, fazem as pessoas de nosso Estado terem a certeza de que não estão sozinhas. Todas as ações deste Governo têm o reflexo positivo no social. Os indicadores mostram isso e nossas experiências acabam servindo de modelo para muitos outros estados do País”, pontuou Elisa.
CAMPO GRANDE NEWS