Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: BBC News
Três crianças estão entre os mortos, e outras 15 estão sendo atendidas no hospital.
O ministro do Interior, Denys Monastyrsky, estava com outras oito pessoas no helicóptero.
O vice-ministro do Interior, Yevhen Yenin, e o secretário de Estado do ministério, Yurii Lubkovich, também morreram, segundo informaram as autoridades, quando o helicóptero caiu.
Monastyrsky, de 42 anos, era um membro proeminente do gabinete do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e desempenhava um papel fundamental ao atualizar a população sobre as baixas causadas por ataques de mísseis russos desde que a Ucrânia foi invadida, em fevereiro de 2022.
O chefe da Polícia Federal, Ihor Klymenko, escreveu no Facebook que o helicóptero pertencia ao serviço de emergência da Ucrânia.
Monastyrsky é a vítima de maior visibilidade desde o início da guerra na Ucrânia, embora não haja indícios no momento de que a queda do helicóptero tenha sido nada além de um acidente.
O vice-chefe do gabinete presidencial da Ucrânia, Kyrylo Tymoshenko, afirmou que o ministro estava a caminho de uma "área de tensão" do conflito quando o helicóptero caiu.
De acordo com o chefe da administração militar regional de Kiev, Oleksiy Kuleba, a tragédia em Brovary deixou 29 pessoas feridas, além dos 18 mortos.
Após o acidente, um incêndio começou perto da creche, e as crianças e funcionários foram retirados do prédio. Era possível ver os destroços do helicóptero do lado de fora de um prédio em chamas.
Estava escuro e nublado no momento do acidente, e os primeiros relatos sugerem que o helicóptero atingiu a creche antes de cair perto de um prédio residencial.
Duas outras figuras importantes do Ministério do Interior morreram ao lado de Monastyrsky.
Yevhen Yenin era vice-ministro do Interior, enquanto Yurii Lubkovich era o secretário de Estado, cuja tarefa era organizar o trabalho do ministério. Antes de ir para o Ministério do Interior, Yenin desempenhou um papel importante representando o governo da Ucrânia no exterior.
O assessor do Ministério do Interior, Anton Gerashchenko, disse que os três eram amigos e estadistas que trabalharam para tornar a Ucrânia mais forte.
"Sempre nos lembraremos de vocês. Cuidaremos das suas famílias", afirmou ele no Facebook.
Este texto foi publicado em https://www.bbc.com/portuguese/internacional-64315242