Chico Ribeiro/SEGOV ► Cooperação entre os Países forma discutidos na reunião
Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Campo Grande News
O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) se reuniu na manhã desta quinta-feira (28) com o presidente da Zicosur (Zona de Integração do Centro Oeste Sul-Americano) e prefeito de Antofagasta no Chile, Valentin Volta.
A partir de hoje, questões sobre a Rota Bioceânica começam a ser debatidas entre quatro países, para tirar do papel o corredor bioceânico que ligará os portos de Mato Grosso do Sul aos do Chile.
O Zicosur reúne seis países da América Latina, sendo Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai e Peru e traça estratégias de fortalecimento econômico e ambiental dos estados e províncias que integram o grupo.
Valentin Volta chegou acompanhado do Secretário de Assuntos Internacionais de Antofagasta e Secretário Executivo da Zicosur, Herman Cortés que se reuniram com Azambuja e os secretários estaduais Jaime Verruck e Eduardo Riedel.
Durante a reunião, foram apresentadas propostas de cooperação entre a Zicosur e o Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul).
Rota Bioceânica
O Governo Federal investirá R$ 60 milhões na construção de uma ponte que ligará Porto Murtinho, a 431 quilômetros de Campo Grande, ao Paraguai. As obras devem ser concluídas em 2021.
A estrutura será o ponto de partida da Rota Bioceânica, que implantará uma via de acesso terrestre aos portos chilenos, passando também pela Argentina, e que deve ser aberta em até cinco anos.
O encontro acontece a partir das 14h desta quinta-feira no Hotel Deville em Campo Grande e segue até 19h30.
Amanhã (29) a partir das 9h, o governador e os ministros do Chile, Argentina e Paraguai, abrem o evento. Os resultados das reuniões serão divulgados às 19h50 com a presença de Reinaldo Azambuja.
CGNews