07/05/2021 13h33min - Geral
um ano atrás

Rhaiza Matos Visita Juncal e Confirma Incentivo aos Agricultores Familiares

Incentivo aos Agricultores Familiares

TCHÊ PRODUÇÕES.  ► Rhaiza Matos fez visita de trabalho a agricultores familiares do Assentamento Juncal

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação


A prefeita Rhaiza Matos fez visita de trabalho a agricultores familiares do Assentamento Juncal, na manhã de quinta-feira (06-05). No assentamento, situado a 25km da cidade, região norte do município, diretores da Associação Naviraiense Terra e Paz (ANTEP) recepcionaram a prefeita e seus gerentes municipais.

Os agricultores Marcelo de Almeida e Márcio Rogério Ribeiro Costa (presidente e vice-presidente da ANTEP) mostraram à prefeita uma casa antiga, dentro da área comunitária, que será demolida. “Aqui será construída a agroindústria, com recebimento, lavagem, descascamento e empacotamento da mandioca dentro de padrões de melhor qualidade, para o comércio in natura. E contamos com o apoio da Administração para a terraplenagem da área e infraestrutura predial para este projeto”, reivindicaram Marcelo e Márcio.

Os gerentes Eugênio Guedes (Desenvolvimento Econômico e Turismo) e Luiz Alberto Ávila Júnior (Meio Ambiente) detalharam à prefeita os encaminhamentos já feitos pela Administração Municipal em apoio ao projeto da agroindústria de beneficiamento da mandioca. “Parte dos recursos para este projeto já estão viabilizados através de emenda parlamentar, no valor de R$ 40 mil”, informou Luiz Júnior. “O suporte técnico agrícola também está sendo garantido”, acrescentou Guedes.

A prefeita Rhaiza Matos e os gerentes municipais visitaram os lotes dos agricultores familiares Izaias Ribeiro Costa e esposa Odei Neri Costa (nº 33), Edilson Soncini, Jean Carlos dos Santos e sua esposa Elizabeth Soncini (nº 22), e de Anderson da Silva Barbosa e esposa Patrícia Rodrigues Cerri (nº 10).

A diversificação da produção através da fruticultura foi apontada como meta para garantir maior geração de renda aos produtores. “Identificamos no abacaxi o maior potencial de lucratividade. Hoje temos 100 mil mudas plantadas. A meta deste projeto é cultivar no mínimo de 1 milhão de mudas. Temos como vantagem o clima favorável e o mercado garantido”, afirmaram os diretores da ANTEP.

A prefeita Rhaiza Matos ficou impressionada com o que viu e ouviu sobre os projetos de fruticultura (abacaxi, maracujá e melancia), holericultura e piscicultura, e sobre projeto de ecoturismo do Sítio Pachamama, mostrando total interesse em incentivar as novas cultivares.

“O nosso Governo tem o compromisso de apoiar a agricultura familiar como um todo. Já estamos atuando através da conservação das estradas rurais e reitero o apoio a todos os projetos que garantam o desenvolvimento da produção rural. Estamos autorizando a Gerência de Obras a apoiar na implantação da agroindústria de mandioca e a Gerência de Desenvolvimento Econômico a ampliar os apoios técnicos e de logística à fruticultura”, afirmou Rhaiza Matos.

Ascom Prefeitura de Naviraí