►
Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação
A Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau) de Campo Grannde anunciou abertura de 22 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) intermediários. Reportagem do Bom Dia MS desta quinta-feira (21) mostrou que dez leitos serão abertos no Hospital Regional (HR) e 12 na Santa Casa. Eles devem estar disponíveis em até dez dias.
O prazo foi dado em uma reunião entre a Sesau, representantes de várias unidades de saúde públicas e particulares e a 32ª Promotoria de Justiça.
Segundo o secretário de Saúde do município, Jamal Salém, o número de leitos abertos nós próximos dias deve ser suficiente para uma medida emergencial.
“Vai ser feita uma adaptação. Vamos desativar alguma enfermaria, duas provavelmente, psra construção desses leitos”, afirmou.
O titular da Sesau disse ainda que já tentou vagas particulares, mas não encontrou. “Infelizmente nós não temos leitos”, declarou.
Durante a reunião, também foram sugeridas parcerias com os hospitais Militar e de Coxim. “Não houve nenhuma medida concreta a ser adotada nesse momento”, destacou a promotora de Justiça Filomena Fluminhan.
Essa situação é antiga na saúde pública da capital sul-mato-grossense. Atualmente, segundo o município, o deficit é de 50 leitos de UTI e de 800 normais. Na semana passada, o Ministério Público fez uma vistoria em unidades de saúde de Campo Grande e identificou o problema.
A recomendação é para que o município tome medidas para desafogar as unidades de saúde, como Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Centros de Referência, que só poderiam manter pacientes internados por, no máximo, 24 horas.
O prazo para o aumento no número de vagas na rede pública termina no dia 2 de setembro. Caso ele não seja cumprido, o Ministério Público poderá entrar com uma ação na Justiça para obrigar que os problemas sejam resolvidos.