►
Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação
A prisão no início desta semana de uma associação criminosa responsável pela recente onda de assaltos em Dourados é resultado da ação integrada das polícias militar e civil e dos investimentos do governo de Mato Grosso do Sul no reaparelhamento dos organismos de segurança pública em sete anos, avaliou o secretário estadual da pasta, Wantuir Jacini.
As estatísticas apontando a redução da criminalidade não apenas na região de Dourados, mas em todo o Estado, segundo o secretário, refletem o compromisso assumido pelo governador André Puccinelli de garantir proteção da população com policiais mais capacitados e melhor remunerados, mais viaturas nas ruas, estrutura física ampliada e modernizada e novos equipamentos de perícia e inteligência.
Jacini destacou que Mato Grosso do Sul foi apontado pelo Mapa da Violência como o terceiro estado mais seguro do País, com Campo Grande se destacando como a segunda Capital nos índices de casos solucionados.
Com o MS Forte da Segurança, lançado no ano passado, o governo estadual está contratando mais 3.921 policiais por meio de concursos e adquirindo 1.547 novas viaturas
Capacitação dos policiais, novos armamentos e fardamento, são ítens prioritários do governo
O Departamento Nacional de Operações de Fronteira (DOF) e a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (DEFRON) – lembrou o secretário - são referências do Enafron (Estratégia Nacional de Fronteira) em nível nacional.
Os órgãos são responsáveis pelas maiores apreensões realizadas em todo o país, tirando de circulação drogas, armas, munições e materiais contrabandeados de outros países.
Viaturas e efetivo
De novembro de 2013 até hoje, as polícias civil, militar, militar rodoviária, CIOPS, perícia e a unidade do DOF do município de Dourados já receberam 54 viaturas adquiridas pelo governo do Estado, com recursos próprios ou em convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Até o mês de julho outras cinco serão entregues, totalizando 59 veículos especificamente para Dourados.
Com os concursos em andamento, a maioria deles em fase final, serão contratados para Dourados mais 40 policiais militares, nove bombeiros, dez peritos (criminais e papiloscopistas), 24 agentes para o DOF e 11 policiais civis para a Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira, além de agentes penitenciários e servidores para as Unidade Educacional de Internação (Uneis) .