divulgação ► Sem licença ambiental empresa já realiza limpeza na 163
Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: A Gazeta News
O início das obras de duplicação da BR-163 ainda é incerto. Conforme cronograma da CCR MS Via, que ganhou a concessão da rodovia, o trabalho começará entre 11 e 13 de maio. No entanto, a empresa não conseguiu a autorização do Ibama, o que deve atrasar o planejamento.
São menos de 30 dias para que a empresa tenha o aval do órgão ambiental, em um processo que normalmente leva pelo menos dois anos para ser analisado. Hoje (14), a CCR iniciou a manutenção da via para cumprir os termos do Contrato de Concessão, trabalho que não envolve a licença de órgãos ambientais.
O processo de licenciamento ambiental tramita no Ibama em Brasília, e não foi avalizado porque parte da documentação solicitada não foi enviada pela CCR, explica o coordenador do Núcleo de Licenciamento Ambiental do órgão em Mato Grosso do Sul, Reginaldo Yamaciro.
“Até que esses documentos sejam enviados e posteriormente aprovados eles não podem fazer nada”, atesta. Yamaciro explica, ainda, que processos de licenciamento geralmente levam pelo menos dois anos.
“Até analisar a documentação, sair a manifestação do Ibama e depois a liberação, leva esse tempo. Mas, como é considerado urgente, deve ser agilizado”, pondera.