14/03/2025 15h51min - Cone-Sul
3 semanas atrás

Servidores da Educação Infantil e Transporte Escolar participam de capacitação em primeiros socorros em Juti

O evento ocorre nos períodos matutino (8h às 11h30) e vespertino (13h às 16h30)

Foto: Donny Rojas  ► 

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação


Nesta sexta-feira (14), a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (SEMECE) realiza Capacitação em Noções Básicas de Primeiros Socorros, no Centro de Educação Infantil Janelinha do Saber. 

O evento ocorre nos períodos matutino (8h às 11h30) e vespertino (13h às 16h30), reunindo servidores da Educação Infantil e do Transporte Escolar da Rede Municipal de Ensino.

A ação atende à Lei 13.722/18, que exige a capacitação em primeiros socorros para profissionais da educação infantil e do transporte escolar. 

O objetivo é preparar os servidores para atuar em situações emergenciais, garantindo mais segurança para os alunos no ambiente escolar e durante o transporte.

A secretária municipal de Educação, Cultura e Esportes, Simone Aparecida de Paula Freire Urbieta, acompanhou a capacitação e destacou a importância da iniciativa:

“Nosso compromisso é com a segurança e o bem-estar das crianças. 

Capacitar nossos profissionais significa estar um passo à frente em situações de emergência. Agradecemos a participação de todos e seguimos investindo na qualificação dos servidores da educação municipal.”

O prefeito de Juti, Gilson Marcos da Cruz, também ressaltou a importância da capacitação para os profissionais da educação municipal:

“Investir na qualificação dos servidores é investir na segurança e no futuro das nossas crianças. Parabenizo a SEMECE pela iniciativa e agradeço a dedicação de todos os profissionais que participaram dessa capacitação. 

Nosso compromisso é garantir um ambiente escolar cada vez mais seguro e preparado para atender nossos alunos.”

A capacitação foi ministrada pelo Corpo de Bombeiros Militar, que trouxe orientações teóricas e práticas sobre como agir em situações de emergência, como engasgos, quedas, desmaios e paradas cardiorrespiratórias.

 Os profissionais receberam instruções detalhadas e puderam simular procedimentos essenciais para garantir um atendimento rápido e eficiente em casos de urgência no ambiente escolar.

Em razão da formação, não houve aulas no CEI Janelinha do Saber, no CEIM Marcy Brandão Fernandes e nas turmas da pré-escola da Escola Municipal Doraci de Freitas Fernandes (E.M.D.F.F.).

 Para os demais alunos da Escola Doraci, as aulas ocorrem normalmente, com os professores enviando Atividades Pedagógicas Complementares (APCs).

A SEMECE reforça seu compromisso com a educação de qualidade e a segurança dos estudantes, agradecendo a compreensão e o engajamento de todos os envolvidos.

FONTE: ASCOM – Donny Rojas – MTB 1717/MS