ChicoRibeiro ► Novo procurador-geral de Justiça, Paulo Cezar dos Passos
Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação
O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) nomeou nesta segunda-feira (18) o novo procurador-geral de Justiça. Paulo Cezar dos Passos foi aclamado ao comando do Ministério Público Estadual em ato realizado na governadoria. O mandato dele vai até 2018.
A posse será no dia 6 de maio, às 17h00, no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, no auditório Desembargador Leão Neto do Carmo.
Ele já havia vencido eleição realizada em 1º de abril promovida entre promotores e procuradores da ativa. Paulo Cezar dos Passos obteve 164 votos.
O resultado foi entregue ao governador Reinaldo Azambuja para que este decidisse por reiterar a escolha da maioria dos integrantes do MP e nomear o vencedor, ou optar pelo segundo colocado. Quem ficou em segundo lugar no pleito foi o também procurador Gilberto Robalinho da Silva, que recebeu 57 votos.
O novo procurador-geral de Justiça, que substitui Humberto de Matos Brittes, a frente do cargo por dois mandatos (quatro anos), disse que vai tentar aproximar mais o MPE da sociedade e de outras instituições.
"A intenção é de aproximar o Ministério Público da sociedade e de outras instituições", afirmou, via assessoria de imprensa. Ele ainda ressaltou o trabalho do órgão. "Nós do Ministério Público somos um tanto incompreendidos pela sociedade porque, muitas vezes, temos que tomar atitudes rigorosas com o legislativo e o judiciário. A nossa existência se justifica pelo bem comum de toda a população e queremos tornar real as promessas garantidas pela Constituição", explicou.
NOMEAÇÃO
Na cerimônia de nomeação estiveram presentes diversas autoridades como os secretários de Estado da Casa Civil, Sergio de Paula, e de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel; o atual procurador-geral de Justiça, Humberto de Mattos Brittes, e os deputados estaduais Junior Mochi e Rinaldo Modesto.
Ainda participaram o presidente em exercício do Bribunal de Justiça, desembargador Paschoal Carmelo Leandro; a procuradora de Justiça Jaceguara Dantas; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Waldir Neves; o procurador-geral do Estado, Adalberto Miranda; o presidente da OAB/MS, Mansour Elias Karmouche.
Por fim, participaram o defensor público geral Luciano Montalli; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho, Nery da Sá e Silva Azambuja; e os promotores Marco Alex de Oliveira, Ricardo Melo, Paulo Cesar Zeni e Fabio Goldfinger.
CorreiodoEstado